• Sobre nós
  • Soluções
  • Segmentos
    Clique abaixo e conheça nossas ofertas especiais em cada segmento de atuação.
    Clique aqui
    Supermercados
    Atacados
    Atacarejos
    Food Services
  • Parceiros
  • Casos de Sucesso
    Quer saber o que nossos clientes acham da Lumi Software?
    Veja alguns vídeos abaixo ou acesse a nossa playlist:
    ASSISTIR
    depoimento-5.jpg
    BIG BOX
    Nesse vídeo mostraremos o Diretor adimistrativo do BIG BOX, e qual a opinião dele em relação a Lumi software.
    depoimento-4.jpg
    GUARAPARI
    Veja o que a loja Guarapari pensa da gente, ou melhor, o diretor da rede Guarapari, acha da gente!
    depoimento-1.jpg
    VENEZA
    Nesse Case da Lumi mostramos o que o diretor administrativo do Veneza acha da Lumi!
    depoimento-3.jpg
    CAMPELO
    Quer saber o que nossos clientes acham da lumi? Escute rapidamente a diretora das lojas Campelo acha da gente.
  • TV Lumi
    Toda semana liberamos vídeos gravados com explicações rápidas sobre nossos produtos e serviços.
    INSCREVER-SE

    HOW TO - O que um dono de varejo precisa saber sobre branco de dados?

    HOW TO - Formação de preços. Entenda a diferença entre mark-up e margem líquida.

    HOW TO - Você sabe como calcular o excesso de estoque usando o relatório ABC de venda?

  • Nosso Blog
  • Suporte
    Precisa de Suporte?
    Nossa equipe está pronta para ajuda-lo escolha uma opção abaixo: 
    Central de Atendimento
    Base de Conhecimento
    E-books

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta
    08:15 – 12:00
    13:00 – 18:00
    Sábado e Domingo

    Suporte e consultoria não operante.

Ligamos para você!
Ebook Guia Prático: Organizando seu varejo para melhores resultados!
29 de novembro de 2016
Calendário de Promoções Lumi Scanntech – Mês de Dezembro
7 de dezembro de 2016

Veja a importância da pesquisa de mercado

5 de dezembro de 2016
Categorias
  • Blog
  • Gestão
  • Lumi Gerencial
Tags

Empreender é uma atividade desejada por muitas pessoas. Mas muitos empreendedores não tomam cuidados simples, que fazem uma grande diferença no sucesso de suas futuras empresas. Um desses cuidados é realizar uma pesquisa de mercado. Ela é essencial para identificar aspectos importantes que vão impactar diretamente no negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é uma pesquisa de mercado?

Não é raro ver pessoas confundindo pesquisa com questionário, achando que as duas palavras têm o mesmo significado. Uma pesquisa é um estudo e um questionário é método para obter respostas.

A pesquisa de mercado vai, portanto, realizar um amplo estudo sobre o mercado no qual sua futura empresa vai atuar. Desse modo, recolhendo o máximo de informações possíveis, a pesquisa ajudará o empreendedor a tomar decisões — e, talvez, realizar mudanças — antes de o negócio ser criado.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Esse estudo terá que consultar o máximo de fontes de informação possível. Supondo que um empresário deseja abrir um supermercado, o que sua pesquisa de mercado deverá analisar?

  • Economia: o atual momento econômico ajuda ou atrapalha a criação da loja?

  • Segmento de mercado: como as associações que representam os supermercados estão avaliando o segmento? Apresenta lucro ou prejuízo se comparado com outros setores do varejo?

  • Concorrência: quais serão as empresas concorrentes? Elas estão consolidadas?

  • Público-alvo: quem são as pessoas que vão ao futuro supermercado realizar suas compras?

  • Custos: quanto custará esse empreendimento? De onde virão os recursos?

  • Expectativa: quais são as expectativas do empreendedor com esse novo negócio?

A pesquisa de mercado é um importante reforço para o plano de negócios da empresa. Seus resultados podem apresentar ao empresário uma nova oportunidade de negócio — por exemplo, ajudá-lo a perceber que os consumidores daquela região são fiéis às empresas do bairro, e que, por isso, o ideal seria investir no bairro vizinho.

A tecnologia é uma grande aliada no desenvolvimento da pesquisa de mercado. Existem softwares que tornam essa análise mais simples, e mais segura. É importante utilizar essas ferramentas porque um erro na formulação — ou interpretação — da pesquisa de mercado pode inviabilizá-la.

Qual a importância da pesquisa de mercado?

O Brasil possui um grande número de pessoas que desejam empreender. No entanto, também apresenta um volume considerável de empresas que fecham as portas no curto período de dois anos. Isso ocorre porque os empresários não realizam estudos sobre o mercado no qual atuarão.

A pesquisa de mercado evita que o empreendedor se surpreenda com aspectos negativos, como o desinteresse do consumidor, por exemplo. Além disso, a pesquisa ajuda o empresário a definir preços, traçar estratégias de marketing e relacionamento, além de buscar um diferencial em relação às organizações concorrentes.

Esse estudo deve ser feito com cuidado, elencando os critérios que o empresário deseja saber. Por isso, sempre que possível conte com a orientação de profissionais que já realizaram esse tipo de levantamento de informações.

Caso os resultados da pesquisa demonstrem um panorama pouco favorável para sua ideia original, observe esse cenário como uma oportunidade de reinventar seu negócio. As chances de sucesso serão maiores.

Gostou do texto? Ajude seus amigos a modernizar seus empreendimentos. Espalhe pelas redes sociais! 

 Entre em contato conosco e veja o que podemos oferecer ao seu empreendimento.

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

precificação
31 de março de 2022

Você sabe como realizar a precificação dos produtos de sua loja?


Leia mais
ruptura de estoque
25 de março de 2022

Saiba como identificar a ruptura de estoque em seu comércio


Leia mais

Conheça Nosso no Youtube

  • Blog (365)
  • Business (19)
  • E-book (17)
  • ERP (2)
  • Fiscal (45)
  • Gestão (146)
  • Inovações (1)
  • Lumi Gerencial (126)
  • Lumi Software (203)
  • Sem categoria (13)
  • Varejo (1)

Posts Recentes

  • precificação0
    Você sabe como realizar a precificação dos produtos de sua loja?
    31 de março de 2022
  • ruptura de estoque0
    Saiba como identificar a ruptura de estoque em seu comércio
    25 de março de 2022
  • pagamentos com cartão0
    Conheça as vantagens em aceitar pagamentos com cartão em seu comércio
    11 de março de 2022

A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.

Twitter Facebook-f Instagram Youtube

SEGMENTOS

  • Supermercado
  • Atacados
  • Atacarejos
  • Food Services

LINKS ÚTEIS

  • Parceiros
  • Nosso Blog
  • Cases
  • TV Lumi

SUPORTE

  • Central de Atendimento
  • Base de Conhecimento
  • Ebooks
  • Ligamos para Você!

SOLUÇÕES

  • Ominichannel
  • Maior Produtividade
  • Aumento de Receita
  • Atendimento com Qualidade
  • Diminuir Custos
  • Outras Soluções