Empreender é uma atividade desejada por muitas pessoas. Mas muitos empreendedores não tomam cuidados simples, que fazem uma grande diferença no sucesso de suas futuras empresas. Um desses cuidados é realizar uma pesquisa de mercado. Ela é essencial para identificar aspectos importantes que vão impactar diretamente no negócio.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Não é raro ver pessoas confundindo pesquisa com questionário, achando que as duas palavras têm o mesmo significado. Uma pesquisa é um estudo e um questionário é método para obter respostas.
A pesquisa de mercado vai, portanto, realizar um amplo estudo sobre o mercado no qual sua futura empresa vai atuar. Desse modo, recolhendo o máximo de informações possíveis, a pesquisa ajudará o empreendedor a tomar decisões — e, talvez, realizar mudanças — antes de o negócio ser criado.
Esse estudo terá que consultar o máximo de fontes de informação possível. Supondo que um empresário deseja abrir um supermercado, o que sua pesquisa de mercado deverá analisar?
Economia: o atual momento econômico ajuda ou atrapalha a criação da loja?
Segmento de mercado: como as associações que representam os supermercados estão avaliando o segmento? Apresenta lucro ou prejuízo se comparado com outros setores do varejo?
Concorrência: quais serão as empresas concorrentes? Elas estão consolidadas?
Público-alvo: quem são as pessoas que vão ao futuro supermercado realizar suas compras?
Custos: quanto custará esse empreendimento? De onde virão os recursos?
Expectativa: quais são as expectativas do empreendedor com esse novo negócio?
A pesquisa de mercado é um importante reforço para o plano de negócios da empresa. Seus resultados podem apresentar ao empresário uma nova oportunidade de negócio — por exemplo, ajudá-lo a perceber que os consumidores daquela região são fiéis às empresas do bairro, e que, por isso, o ideal seria investir no bairro vizinho.
A tecnologia é uma grande aliada no desenvolvimento da pesquisa de mercado. Existem softwares que tornam essa análise mais simples, e mais segura. É importante utilizar essas ferramentas porque um erro na formulação — ou interpretação — da pesquisa de mercado pode inviabilizá-la.
O Brasil possui um grande número de pessoas que desejam empreender. No entanto, também apresenta um volume considerável de empresas que fecham as portas no curto período de dois anos. Isso ocorre porque os empresários não realizam estudos sobre o mercado no qual atuarão.
A pesquisa de mercado evita que o empreendedor se surpreenda com aspectos negativos, como o desinteresse do consumidor, por exemplo. Além disso, a pesquisa ajuda o empresário a definir preços, traçar estratégias de marketing e relacionamento, além de buscar um diferencial em relação às organizações concorrentes.
Esse estudo deve ser feito com cuidado, elencando os critérios que o empresário deseja saber. Por isso, sempre que possível conte com a orientação de profissionais que já realizaram esse tipo de levantamento de informações.
Caso os resultados da pesquisa demonstrem um panorama pouco favorável para sua ideia original, observe esse cenário como uma oportunidade de reinventar seu negócio. As chances de sucesso serão maiores.
Gostou do texto? Ajude seus amigos a modernizar seus empreendimentos. Espalhe pelas redes sociais!
Entre em contato conosco e veja o que podemos oferecer ao seu empreendimento.
A proximidade com o mercado e o surgimento do setor de Automação Comercial permitiram que em 1994 fosse criada a Lumi Consultoria e Sistemas, com foco na venda de produtos de tecnologia para o varejo e prestação de serviços de consultoria.
Nos siga e conheça mais!
Inscreva-se para receber nossas últimas notícias e artigos
Todos os Direitos Reservados – Lumi Software – 2023