Logotipo de Lumi Software - Vermelha
  • Sistema
  • Segmentos

    Atacados

    Somos especializados em automação comercial, voltada para as operações de autosserviço, em especial, supermercados atacarejos.

    Atacarejos

    Somos especializados em automação comercial, voltada para as operações de autosserviço, em especial, supermercados atacarejos.

    Supermercados

    Somos especializados em automação comercial, voltada para as operações de autosserviço, em especial, supermercados atacarejos.

    Food-Services

    Somos especializados em automação comercial, voltada para as operações de autosserviço, em especial, supermercados atacarejos.

  • Sobre
  • Parceiros
  • Universidade
  • Blog
  • Suporte
  • Sistema
  • Segmentos

    Atacados

    Somos especializados em automação comercial, voltada para as operações de autosserviço, em especial, supermercados atacarejos.

    Atacarejos

    Somos especializados em automação comercial, voltada para as operações de autosserviço, em especial, supermercados atacarejos.

    Supermercados

    Somos especializados em automação comercial, voltada para as operações de autosserviço, em especial, supermercados atacarejos.

    Food-Services

    Somos especializados em automação comercial, voltada para as operações de autosserviço, em especial, supermercados atacarejos.

  • Sobre
  • Parceiros
  • Universidade
  • Blog
  • Suporte
Inscrever-se
Como emitir uma NF-e do Simples Nacional
22 de março de 2016
Novo código para mercadorias sujeitas à Substituição Tributária
29 de março de 2016

Gestão financeira: conheça os principais KPIs financeiros para sua empresa

22 de março de 2016
Categorias
  • Blog
  • Fiscal
  • Gestão
Tags

Uma boa gestão financeira é responsável por garantir que o negócio seja lucrativo, rentável e tenha sempre disponibilidade de recursos para seu bom funcionamento. Para uma boa gestão, entretanto, é preciso que haja um bom controle. Nesse sentido, utilizar KPIs financeiros é uma forma de garantir uma boa análise.

Esses indicadores-chave de performance são referenciais que servem para medir e demonstrar os resultados financeiros do seu negócio em relação aos objetivos.

Veja a seguir quais são os principais KPIs financeiros para sua empresa e saiba como usá-los!

Relatório de lucros e perdas

O indicador de lucros e perdas é um dos mais importantes pois mostra, em forma de um relatório, quais foram as entradas e saídas do negócio de modo a indicar sua saúde e lucratividade em geral.

Esse indicador utiliza todos os valores que entraram na empresa a partir das vendas e todos os custos associados a essas mesmas vendas. Os custos vão desde aqueles com a estrutura e produção em si até os gastos com salários, treinamentos e distribuição.

A partir desse indicador, também é possível calcular margens de lucro, como a margem bruta e a líquida, e também qual é o lucro líquido do negócio. Com esse último cálculo, inclusive, você pode avaliar se a precificação dos produtos ou serviços está correta.

Capital de giro

Conhecido também como working capital, o capital de giro diz respeito à quantidade de recursos da qual sua empresa dispõe para pagar obrigações em curto prazo. É, portanto, a medida de capital imediato que sua empresa possui para investir ou cumprir obrigações.

O cálculo do capital de giro é dado pela diminuição de todos os ativos circulantes, como contas a receber, estoque e fundo de caixa e os passivos circulantes, como contas a pagar e parcelas do financiamento.

Índice de liquidez geral

Já o índice de liquidez geral está relacionado à capacidade que o seu negócio tem para cumprir com suas obrigações e pagar suas contas em dia. Basicamente, esse índice é calculado dividindo os recursos atuais pela necessidade de pagamento.

Se a sua empresa possui R$ 20 mil atualmente e tem contas no valor de R$ 10 mil, então o índice de liquidez geral é de 200%, o que significa que sua empresa tem dinheiro o suficiente para quitar as dívidas duas vezes. Quanto maior for esse índice, mais capaz de cumprir com as obrigações sua empresa será.

Taxa de abandono de clientes

A taxa de abandono de clientes, por sua vez, diz respeito a quantos clientes compraram produtos ou contrataram serviços em sua empresa e, depois de um período, decidiram não mais fazer negócios com você. Essa taxa é calculada pela relação entre o número de clientes que abandonaram a empresa e o número total de clientes.

O objetivo do negócio deve ser manter essa taxa o mais baixo quanto possível, pois esse indicador pode apontar o insatisfação dos consumidores.

Taxa de retenção de clientes

Você já deve ter ouvido falar que reter clientes é muito mais barato do que conquistar novos clientes, certo? É por essa razão que a taxa de retenção é um KPI financeiro importante para o seu negócio — quanto maior ela for, menores serão os custos para garantir o lucro para o negócio.

Esse indicador é calculado por uma relação entre o número de clientes recorrentes e o número de clientes totais. Assim, quanto maior for essa taxa, mais fidelizados e satisfeitos são os clientes — e, por consequência, maiores são as chances de que eles indiquem sua empresa para outras pessoas.

Os principais KPIs financeiros para sua empresa incluem desde os indicadores de lucros e prejuízos, de capital de giro e o índice de liquidez total e vão até a taxa de abandono e retenção de clientes. Ao utilizá-los, fica mais fácil compreender a atuação e o impacto do seu negócio e agir de forma a maximizar os lucros sempre com uma boa gestão financeira.

Gostou desse artigo sobre os principais KPIs financeiros. Leia também esse artigo sobre Como reduzir custos na sua empresa.

Clique aqui e acesse nosso site ou ainda fale com o nosso consultor.

 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Pesquisa de mercado
22 de novembro de 2023

Como melhorar sua compra a Pesquisa de Mercado


Leia mais
Supermix 2023
8 de novembro de 2023

Supermix 2023: Lumi e Parceiros Revelam Inovações no Varejo


Leia mais

Conheça Nosso no Youtube

  • Avisos (3)
  • Blog (371)
  • Business (26)
  • E-book (17)
  • ERP (7)
  • Fiscal (49)
  • Gestão (158)
  • Inovações (5)
  • Lumi Gerencial (131)
  • Lumi Software (204)
  • Segurança (2)
  • Varejo (5)
  • YouTube (1)

Posts Recentes

  • Pesquisa de mercado0
    Como melhorar sua compra a Pesquisa de Mercado
    22 de novembro de 2023
  • Supermix 20230
    Supermix 2023: Lumi e Parceiros Revelam Inovações no Varejo
    8 de novembro de 2023
  • qualidade dos produtos0
    Garanta a qualidade dos produtos no seu negócio!
    17 de outubro de 2023

A proximidade com o mercado e o surgimento do setor de Automação Comercial permitiram que em 1994 fosse criada a Lumi Consultoria e Sistemas, com foco na venda de produtos de tecnologia para o varejo e prestação de serviços de consultoria.

Nos siga e conheça mais!

Youtube Instagram Facebook Rss

Links

  • Sistemas
  • Segmentos
  • Características
  • Parceiros
  • Blog
  • Suporte
  • Política de Privacidade

Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias e artigos

Contato

  • (61) 3361-1001
  • Escritórios em Brasília, DF e São Paulo, SP.

Todos os Direitos Reservados – Lumi Software – 2023