Conheça os supermercados sem caixa!

Você já ouviu falar em supermercados sem caixa? Sim, eles existem!

Pois bem, a tecnologia vem trazendo muitos avanços para o mundo, melhorando a vida das pessoas e das empresas, impactando diretamente em suas rotinas. E essa evolução está cada vez mais perto do setor de varejo, trazendo agilidade, inovação, redução de custos e muitos outros benefícios para esse mercado.

Portanto, neste post vamos contar um pouco mais sobre essa grande novidade que é a opção de trabalhar com um supermercado sem caixa! Confira!

Como funcionam os supermercados sem caixa?

A ideia de um supermercado sem caixa é simples: O cliente vai até o estabelecimento, seleciona os itens que precisa e não tem a necessidade de passar por nenhuma fila ou ser atendido por qualquer pessoa para finalizar a compra.

O exemplo mais atual e mais inovador que temos é a nova loja lançada pela empresa americana Amazon — a Amazon Go. Esse modelo de negócio funciona da seguinte forma: o cliente se identifica na entrada do estabelecimento por meio do seu smartphone e pega os itens que deseja nas prateleiras. Após isso, ele simplesmente pode sair da loja, pois o valor da compra será cobrado automaticamente em seu cartão de crédito.

É possível também que itens sejam devolvidos à prateleira. Nesse caso, a ação é identificada e o produto é retirado da cobrança. Tudo isso é organizado por meio de um carrinho virtual, que é alimentado pela identificação da face da pessoa e de sensores nas próprias prateleiras.

Eles já existem no Brasil?

No Brasil, essa tendência está começando a dar as caras recentemente, com os caixas de autoatendimento. No caso, o cliente pode passar suas compras nesses caixas que não são operados por humanos. Ou seja, basta passar o código de barras dos produtos e depois pagar com cartão de crédito ou de débito.

Esses sistemas possuem uma tecnologia anti-fraude, sendo que em alguns supermercados o número de itens da compra é limitado.

Esse avanço ainda não está no patamar da Amazon Go, mas já é uma iniciativa que existe há um bom tempo no exterior e é uma grande conquista ter chegado em nosso país.

Quais são suas vantagens?

Você já deve ter percebido inúmeras vantagens com essa novidade, não é mesmo? Falaremos um pouco mais sobre elas abaixo:

Para o cliente

No caso do cliente, é até óbvio que esse tipo de inovação traga simplicidade e facilidade ao realizar suas compras.

Em outras palavras, é uma ótima maneira de otimizar o tempo, pois o consumidor não precisa enfrentar as longas filas dos supermercados. Isso é muito valioso, pois hoje em dia a rotina das pessoas é muito corrida, então, qualquer ação em que seja possível ganhar tempo é muito valorizada.

Para o supermercado

Já para o supermercado, as vantagens podem aparecer na redução do custo de sua operação, visto que é possível substituir a mão-de-obra pela máquina.

Porém, o principal benefício é proporcionar uma visão de estabelecimento moderno e que pensa na comodidade dos seus usuários. Isso é uma ótima maneira de atrair cada vez mais clientes e fortalecer a sua marca.

Agora que você já conhece os supermercados sem caixa, que tal saber mais sobre os principais motivos de insatisfação dos consumidores no varejo?

Para saber mais sobre a Lumi Software e o que fazemos, entre em contato com um de nossos consultores clicando aqui.

 

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*