Como um software de gestão ajuda na prevenção de perdas?

 

Quer palavra mais desagradável do que prejuízo para o gestor de negócios? Que tal perda? Nada pior do que ter um sumiço contábil, normalmente originado em negligência ou imperícia do gestor ou dos seus colaboradores, certo? Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Ibevar-Provar, que tem apoio do Sebrae, o varejo brasileiro enfrenta um índice de perdas de 2,31%, sendo que, no caso dos pequenos negócios, esse número salta para quase 10%.

Diante desse cenário, é preciso que o gestor se mobilize para otimizar ainda mais os seus resultados. Afinal, as perdas geram impactos diretos nos lucros da empresa. A pergunta de ouro, portanto, é a seguinte: como fazer isso? O melhor caminho é contar com a ajuda da automação.

Neste post, vamos mostrar como os softwares de gestão podem ajudar a sua empresa a trabalhar melhor a prevenção de perdas. Confira a seguir!

Diminuição dos erros de conciliação

Um erro mais comum do que muitos podem imaginar. Muitas vezes, o gestor deixa a cargo dos colaboradores o recebimento das mercadorias, o que é perfeitamente aceitável – afinal, ele precisa lidar com outros assuntos mais importantes. Acontece que, nesse momento, o colaborador pode não ter a informação precisa para a checagem dos produtos e, ao receber menos do que foi pago, certamente vai incorrer no erro de gerar uma perda para a empresa.

Com um software de gestão, as informações são centralizadas, e o colaborador pode se manter informado em tempo real, com todos os dados atualizados. Assim, evita qualquer tipo de erro relacionado ao recebimento.

Composição de estoques mais precisa

Itens estocados por muito tempo também podem gerar perdas, quer pelo vencimento do prazo de validade (como é o caso dos produtos alimentícios), quer pelas condições de estocagem, que podem danificar o produto e fazer com que ele perca o seu valor de venda. Além da possibilidade das perdas, é claro, itens estocados em excesso também representam uma ameaça para o capital de giro do negócio.

Esse é outro ponto onde o software de gestão pode ajudar, já que o gestor terá informações muito mais precisas para compor o seu estoque e poderá se basear em relatórios de períodos passados, fazendo compras na medida.

Total controle financeiro

Por fim, não é apenas na questão de estoques que podemos cometer erros que geram perdas. Muitas vezes, erros contábeis e financeiros, durante a própria elaboração das demonstrações de caixa e de competência, podem confundir o usuário das informações. Assim, ele pode tomar decisões equivocadas e, no futuro, perceber que a sua situação financeira era extremamente diferente.

Além disso, as próprias multas pelo descumprimento de obrigações tributárias principais e acessórias também podem ser consideradas perdas, visto que surgem por conta de uma situação incomum, que prejudica o resultado da empresa. Com um software de gestão, você garante que tais erros não aconteçam e consegue atingir um controle financeiro total!

Conheça também alguns erros que você pode estar cometendo sobre controle de perdas.  Quer saber mais sobre soft de gestão clique aqui.

 

0

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*