Como o Big Data pode ajudar na fidelização de clientes?

Big Data é uma das ondas mais recentes de inovação tecnológica aplicadas à gestão de negócios e um número cada vez maior de empresas está percebendo a importância de utilizá-lo para melhorar seus produtos e resultados.

A tecnologia oferece ferramentas poderosas para melhorar a comunicação com o cliente e torná-la mais eficaz para conquistar sua fidelidade. Para saber como utilizá-la, mantendo seu negócio competitivo, confira este artigo!

O que é Big Data?

Big Data é um termo utilizado para descrever a coleta e análise de um grande volume de dados por meio de sistemas de inteligência artificial. Tem como uma das maiores vantagens a possibilidade de personalizar ofertas e produtos com base no perfil de consumo dos clientes. 

Quando você implanta o Big Data, entende melhor seus consumidores e, consequentemente, aumenta as chances de turbinar sua lucratividade.

Quais são as formas de análises possíveis?

Análises observacionais

Servem como base para criar uma melhor experiência do cliente, rastreando os padrões de comportamento e a forma de uso dos produtos e serviços.

Análises preditivas

Úteis para criar mecanismos de recomendação de produtos ou para identificar clientes que passaram por experiências negativas (como longos períodos de espera ou consumo de itens danificados) e que podem tornar-se detratores da marca.

Análises prescritivas

Ajudar a determinar as etapas mais eficazes após uma ou mais interações. Assim é possível gerir melhor a demanda e agir corretamente após cada decisão ou experiência vivida pelo cliente.

Como o Big Data ajuda a construir fidelidade?

A aquisição de um novo cliente pode implicar em custos significativos. Por isso, é uma boa estratégia investir na fidelização da base de clientes já existente. Aqui, o Big Data é uma ferramenta essencial para implementar as seguintes táticas:

Observar hábitos de consumo de forma veloz

Preveja quais clientes podem estar enfrentando problemas com um produto ou serviço, e surpreenda-o de forma proativa. Uma das vantagens dessa ação é que a empresa terá uma boa ideia de qual é o problema antes de entrar em contato com o cliente, criando soluções mais rapidamente.

Antecipar necessidades de clientes em potencial

O Big Data tem o potencial de identificar as necessidades de novos clientes, de modo a combiná-las com a melhor opção de produto para eles. Ao combinar o mix correto de produtos com os novos clientes, há menos chances de que eles precisem procurar algum concorrente.

Melhorar a experiência de consumo em tempo real

A análise de Big Data permite que as empresas tenham uma conversa contínua com o cliente por meio de páginas de destino personalizadas, aplicativos móveis e anúncios. Através de ferramentas de geolocalização é possível saber quando um cliente em potencial está perto de uma loja, permitindo uma série de ações de marketing possíveis.

Criar ofertas personalizadas

O Big Data pode acessar informações como sexo, localização e dados sociais de cada cliente e permitir que os profissionais de marketing enviem ofertas diferentes para cada indivíduo com base em seus interesses.

Criar programas de fidelização eficientes

Um programa de fidelidade onde todos recebem os mesmos benefícios e recompensas há muito se tornaram desatualizados. Os clientes leais geralmente buscam tratamento preferencial dos varejistas.

As empresas devem usar os dados para identificar e rastrear quem são seus melhores clientes, entender seus hábitos de compra, valores e estilo de vida e, em seguida, encontrar uma maneira de reconhecê-los de maneira adequada e pessoal. Os clientes mais lucrativos devem, novamente, ser identificados e recompensados ​​de acordo.

Conclusão

Os algoritmos podem fazer um ótimo trabalho, mas conversar diretamente com os clientes permite que a equipe entenda o que os indivíduos reais querem. A leitura do livro “Big Data: Uma Visão Gerencial: Para Executivos, Consultores e Gerentes de Projetos” é uma boa oportunidade para entender melhor que cabe ao fator humano testar e quantificar o impacto de diferentes táticas de marketing e merchandising no comportamento e nas vendas do cliente.

Se sua empresa está procurando aproveitar os dados dos clientes para criar um programa de fidelidade tão competitivo, siga nossas redes sociais para acompanhar outras estratégias para o sucesso do seu negócio. Estamos no Facebook e YouTube.

Tags: No tags
0

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*